5 estágios principais para desenvolver resiliência tecnológica

5 estágios principais para desenvolver resiliência tecnológica

Resiliência, especialmente do ponto de vista da tecnologia, é algo que precisa ser considerado. 5 estágios principais para desenvolver resiliência tecnológica que todos os líderes devem saber.

Quão resiliente é o seu negócio? Sua empresa é tecnologicamente resiliente?

Essas são perguntas sobre as quais começamos a encorajar nossos clientes e clientes em potencial a começar a pensar, especialmente à luz da série de incidentes relacionados à segurança cibernética que ocorreram nos últimos meses.

Resiliência, especialmente do ponto de vista da tecnologia, é algo que precisa ser considerado. Na verdade, nosso CTO começou a entrar em contato com nossos clientes para ter uma conversa importante sobre a resiliência de tecnologia de seus negócios – não apenas para garantir que seus negócios sejam tecnologicamente resilientes, mas também, que sua resiliência e agilidade possam levá-los até o pior dos um desastre, se isso acontecer.

O que é resiliência da tecnologia? Por que é importante para as empresas?

Quer queiramos ou não, os ataques cibernéticos não irão desaparecer tão cedo – na verdade, veremos provavelmente um ataque contínuo de ransomware e outros tipos de ataques cibernéticos, especialmente porque nossa dependência de tecnologia e infraestrutura digital continua a crescer.

Portanto, do ponto de vista da tecnologia, precisamos ter certeza de que sua empresa é resiliente o suficiente para se recuperar de qualquer coisa que a vida possa jogar em seu caminho.

Harvard Business Review define resiliência como “a capacidade de uma empresa de absorver o estresse, recuperar a funcionalidade crítica e prosperar em circunstâncias alteradas.” Seu artigo recente diz que a resiliência é especialmente importante hoje porque o ambiente de negócios está se tornando mais dinâmico e imprevisível. Se isso não resumir os últimos 18 meses, não sabemos o que significa – desastres naturais, riscos de segurança cibernética e uma pandemia global testaram severamente as empresas em todo o mundo.

Como construir um negócio tecnologicamente resiliente

Quando dizemos “tecnologicamente resiliente”, estamos falando sobre a capacidade de sua organização de manter níveis de serviço aceitáveis ​​no pior cenário de eventos. Comece fazendo perguntas como “quão rápido levaríamos para voltar a funcionar após um evento?” E “o que aconteceria se nossos sistemas e processos críticos de TI falhassem?”.

Vamos dar uma olhada nesses 5 estágios principais, que o ajudarão a obter uma compreensão clara da resiliência tecnológica de sua empresa.

5 estágios principais de resiliência tecnológica para sua empresa

1. Consciência⚠️

Do ponto de vista das operações de negócios, esteja ciente de seus requisitos de tecnologia. Em quais sistemas sua organização depende? Eles precisam estar funcionando de forma consistente? O que aconteceria se eles fossem colocados offline? Esses sistemas essenciais para os negócios têm backup de forma que, se algo acontecer, você possa restaurá-los facilmente?

A conscientização também leva em consideração os requisitos de recuperação. Em caso de falha ou interrupção, quais são os seus requisitos de recuperação em termos de tempo, capacidade do sistema ou desempenho. Você identificou os sistemas de TI – ou seja, servidores e redes – que precisam ser recuperados e, mais importante, você sabe quanto tempo tem para fazer isso antes de começar a ver o impacto em seus negócios?

2. Preparação⚙️

Pensar sobre a consciência leva à preparação – estar preparado para todas as eventualidades. Como diz um artigo recente da Forbes, “resiliência não é apenas ter as ferramentas e tecnologias para ter sucesso. Também significa ser capaz de se recuperar de desafios inesperados, reconhecendo os problemas à medida que surgem e estando preparado para corrigi-los – e, em seguida, ir além deles. ” Então, sua organização tem etapas de ação e / ou planos específicos em vigor no caso de uma interrupção?

3. Proteção?️

Claro, depois de verificar se você está preparado, é hora de pensar em proteção. Com as preocupações em constante evolução ameaçando a forma como fazemos negócios, proteger seu ambiente e seus ativos digitais é algo em que toda organização precisa pensar. Como você pode proteger sua organização de maneira econômica e eficiente, que não ocupe o valioso tempo de sua equipe de TI? Ou, se você não tem uma equipe de TI, como pode ter certeza de que está protegido 24 horas por dia, 7 dias por semana, 365 dias por ano?

Investir em soluções automatizadas e gerenciadas pode ajudar a responder a essas perguntas. Semelhante a um sistema de alarme para seu prédio físico, o Alarm Guardian usa o Azure Sentinel para monitorar proativamente seu ambiente. Se uma atividade suspeita for detectada, o Alarm Guardian pode tomar medidas para proteger o seu ambiente.

4. Recuperação✔️

É claro que mesmo as melhores e mais preparadas empresas podem ser vítimas de um desastre ou de uma violação. Essa é apenas a natureza imprevisível do mundo em que vivemos. Portanto, o próximo estágio importante a ser considerado é o estágio de recuperação. A recuperação se concentra em ser capaz de retornar seus serviços e operações aos níveis de “negócios normais” o mais rápido possível e com a menor perda de dados possível.

Você tem um plano de recuperação de desastres? Você testou antes de qualquer incidente para garantir que funciona? Quanto tempo você vai demorar para se recuperar? Quais etapas você precisa realizar para fazer isso? Você conseguirá fazer a recuperação internamente ou precisará de um provedor de serviços de tecnologia para intervir e ajudar? Essas perguntas podem soar semelhantes às perguntas que fizemos nos estágios de Conscientização e Preparação, e devem – você precisa saber as respostas a elas antes de qualquer coisa realmente acontecer, para que sua recuperação seja o mais tranquila possível.

Além disso, e achamos que este é um grande componente da recuperação, você tem seguro de segurança cibernética com a cobertura adequada, para ser capaz de ajudá-lo a recuperar os custos associados à violação ou desastre? Considere os custos em que você incorrerá em caso de desastre ou violação: tempo de inatividade do funcionário e / ou horas extras, compra de novos equipamentos, tecnologia e / ou soluções, contratação de especialistas em recuperação de desastres para ajudá-lo com sua recuperação, realização de testes para determinar o que ocorreram, etc. Esses custos somam.

5. Análise ?

O último estágio que consideramos importante considerar é o estágio de revisão. Depois que a poeira baixar e tudo for dito e feito, é hora de analisar o incidente em questão e determinar o que o causou, o que poderia ter sido feito para evitá-lo e o que você pode fazer no futuro para mitigar a repetição do incidente?

Existem tecnologias em que você pode investir que tornariam a recuperação mais fácil? Seus backups foram suficientes para colocar sua empresa de volta em funcionamento ou você precisa aumentar a frequência de seus backups para garantir que não perca tanto na próxima vez? Você tem aplicativos de negócios críticos mais antigos que eram difíceis de tentar e restaurar? Seus funcionários estavam armazenando arquivos importantes em seus desktops ou laptops que não puderam ser restaurados?

Ao fazer esse tipo de pergunta e apresentar sugestões de melhoria, você continuará a evoluir seu negócio para um ambiente mais tecnologicamente

A resiliência tecnológica pode ser sua e nós podemos ajudar!

Para construir resiliência tecnológica, uma visão geral simples e fácil de entender de seus requisitos de tecnologia pode ser uma virada de jogo para alcançar o crescimento e a sustentabilidade de seus negócios, ao mesmo tempo que evita redundância e gastos excessivos.

 

Para mais informações:

Contate-nos

About the Author

Deixe uma resposta