Hospedando registros no DNS do Azure
Hospedando registros no DNS do Azure
Neste artigo iremos falar as vantagens de hospedar os registros DNS dos seus domínios no DNS do Azure.
O DNS do Azure é um serviço de hospedagem para domínios DNS que fornece a resolução de nomes usando a infraestrutura do Microsoft Azure. Ao hospedar seus domínios na ferramenta, você pode gerenciar seus registros DNS usando as mesmas credenciais, APIs, ferramentas e faturamento que os outros serviços do Azure.
Confiabilidade e desempenho
Domínios DNS no DNS do Azure são hospedados na rede global do Azure de servidores de nomes DNS, usando a rede anycast. Cada consulta DNS é atendida pelo servidor DNS disponível mais próximo para fornecer desempenho rápido e alta disponibilidade para seu domínio.
Segurança
O DNS do Azure baseia-se no Azure Resource Manager, que fornece recursos como:
- Controle de acesso baseado em função para controlar quem tem acesso à ações específicas da sua organização;
- Log de atividades para monitorar como um usuário em sua organização modificou um recurso ou para encontrar um erro ao solucionar problemas;
- Bloqueio de recursos para bloquear uma assinatura, um grupo de recursos ou um recurso. O bloqueio impede que os usuários em sua organização acidentalmente excluam ou modifiquem recursos essenciais.
Facilidade de uso
O DNS do Azure pode gerenciar os registros DNS para serviços do Azure e fornece o DNS para recursos externos. E, como falado anteriormente, é integrado ao portal do Azure e usa as mesmas credenciais, cobrança e contrato de suporte que os outros serviços.
Seus domínios e registros podem ser gerenciados usando o portal do Azure, os cmdlets do Azure PowerShell e a CLI do Azure de plataforma cruzada. Aplicativos que requerem gerenciamento automatizado de DNS podem se integrar no serviço usando a API REST e os SDKs.
Redes virtuais personalizáveis com domínios privados
O DNS do Azure também dá suporte aos domínios DNS privados. Esse recurso permite que você use seus próprios nomes de domínio personalizados em suas redes virtuais privadas em vez dos nomes fornecidos pela ferramenta atualmente disponíveis.
Registros de alias
A ferramenta também oferece suporte a conjuntos de registros de alias. É possível usar um conjunto de registros de alias para se referir a um recurso do Azure, como um endereço IP público, um perfil do Gerenciador de Tráfego ou um ponto de extremidade CDN (Rede de Distribuição de Conteúdo), todos do Azure. Se o endereço IP do recurso subjacente for alterado, o conjunto de registros de alias se atualizará perfeitamente durante a resolução de DNS. O alias registra os pontos de configuração na instância do serviço e a instância do serviço é associada a um endereço IP.
Além disso, agora é possível apontar seu domínio raiz ou de ápice para um perfil do Gerenciador de Tráfego ou um ponto de extremidade CDN usando um registro de alias.
O DNS do Azure fornece uma infraestrutura de servidores de nomes de alta disponibilidade e distribuída globalmente que você pode usar para hospedar seu domínio.
Zonas DNS
Uma zona DNS é usada para hospedar os registros DNS para um domínio específico. Para iniciar a hospedagem do seu domínio no DNS do Azure, você precisará criar uma zona DNS para esse nome de domínio – cada registro DNS para seu domínio é criado dentro dessa zona DNS.
Por exemplo, o domínio ‘contoso.com’ pode conter vários registros DNS, como ‘mail.contoso.com’ (para um servidor de e-mail) e ‘www.contoso.com’ (para um site da Web).
Ao criar uma zona DNS no DNS do Azure:
- O nome da zona deve ser exclusivo dentro do grupo de recursos e a zona não deve existir ainda. Caso contrário, a operação falhará;
- O mesmo nome de zona pode ser reutilizado em outro grupo de recursos ou uma assinatura do Azure diferente;
- Quando várias zonas têm o mesmo nome, cada instância recebe endereços de servidor de nomes diferentes. Apenas um conjunto de endereços pode ser configurado com o registrador de nome de domínio.
Conclusão
Eu já utilizo o DNS do Azure para hospedar os registros DNS dos meus domínios e funciona igual ou melhor que qualquer servidor DNS existente. O tempo de propagação dos registros é rápido, de fácil utilização e gerenciamento.
Eu recomendo para quem tem uma conta do Azure e um domínio hospedar no DNS do Azure e fazer os seus testes. Não irão se arrepender!
Qualquer dúvida, entre em contato com os nossos especialistas.