Riscos de redes Wi-Fi públicas
Riscos de redes Wi-Fi públicas
Nos dias de hoje não é difícil de encontrar lugares púbicos que disponibilizam Internet sem fio para seus clientes, como shopping, cafés, restaurantes, praças, transporte público, entre outros. Em muitos casos o acesso a este tipo de serviço não requer senha, basta conectar e começar a utilizar, mas essa facilidade pode trazer perigos, pois esse acesso também está disponível à cibercriminosos.
Muitos estabelecimentos que disponibilizam o acesso à rede Wi-Fi nem sempre estão preocupados com a segurança dos dados das pessoas que utilizam esse serviço, além disso existe a falta de preocupação das próprias pessoas que utilizam o serviço e que muitas vezes desconhecem formas de se proteger. Essa falta de preocupação, tanto do lado dos estabelecimentos como das pessoas tornam “a vida” dos criminosos mais fácil.
A melhor maneira de se proteger dos perigos das redes Wi-Fi públicas é não utilizá-las e utilizar apenas a própria conexão 3G/4G. Entendo que algumas vezes esse conselho não pode ser seguido, então irei listar abaixo algumas dicas para fazer uma conexão nas redes Wi-Fi públicas com o mínimo de segurança.
Kristina Collantes
- Não utilize redes Wi-Fi que não solicitam senha de acesso: Muitos criminosos acabam criando redes Wi-Fi abertas com nomes atrativos como “Starbucks”, “Airport_Free_Wifi”, entre outros, e com isso conseguem capturar todo o tráfego de dados que passam na rede criada.
- Redes Wi-Fi com senha podem também não ser confiáveis: Uma rede Wi-Fi com senha é mais segura do que uma rede Wi-Fi sem senha? Não! Isso porque um criminoso pode descobrir ou saber a senha de um estabelecimento que oferece o serviço de Wi-Fi e criar uma rede com o mesmo nome ou parecido. Por exemplo: existe a rede Wi-Fi da empresa “Starbucks” com a senha “Star1234”, o criminoso cria uma rede chamada “Starbucks2” com a mesma senha e com isso todos que se conectarem nessa “rede criminosa” vão ter os dados capturados.
- Nunca acesse a sua conta bancária ou qualquer outro serviço importante: Não utilize serviços como bancos/e-mails entre outros em redes Wi-Fi públicas. O risco é muito alto e o prejuízo pode ser grande. Se for realmente necessário acessar serviços importantes, opte pela sua conexão 3G/4G.
- Acesso somente através de HTTPS: Muitos sites hoje em dia suportam o acesso via protocolo HTTPS, que é um protocolo que encripta os dados que você envia e recebe, como o Google, Facebook, Twitter entre outros.
- Utilize uma VPN: A utilização de VPN (Virtual Private Network) é uma boa ferramenta para ser utilizada, isso porque ela tem a funcionalidade de conexão mais segura, ou seja, irá proteger todos os dados que você enviar e receber na rede.
- Desativar o Wi-Fi quando não estiver sendo utilizado: Essa ação irá proteger seus dados e diminuir o consumo da bateria do seu dispositivo. É importante verificar se o seu dispositivo não está configurado para se conectar automaticamente em redes Wi-Fi desconhecidas.
- Habilitar autenticação em dois fatores: É uma boa prática ativar a segurança em dois fatores, isso porque este tipo de proteção irá solicitar uma autenticação a mais caso a sua senha seja capturada durante o tráfego de dados na rede Wi-Fi pública.