Como suprir a falta de profissionais em nuvem

Como suprir a falta de profissionais em nuvem

Se você, em seu negócio, já adotou soluções em nuvem, o primeiro, mais longo e efetivo passo para a modernização foi dado. Porém, já parou para pensar em quantos recursos das soluções você subutiliza por falta de uma equipe técnica completamente focada? Segundo o estudo The Network Skills in Latin America, do IDC, a busca por profissionais especializados em TI na América Latina irá superar 449 mil profissionais até 2019.

De acordo com a pesquisa, o Brasil tem a maior lacuna de habilidades em nuvem, nos segmentos como comunicações unificadas, vídeo, mobilidadedatacenter e virtualização, com um déficit de 195 mil profissionais. Até 2019, a mudança deve ser de apenas 16 mil. Basta uma conta rápida e vemos aí um buraco de 179 mil.

Trazendo essa realidade para nuvem especificamente, a falta de profissionais qualificados tornou-se o maior obstáculo – antes até da desconfiança sobre sua segurança. Por mais que tenham uma equipe de TI interna, isso se agrava quando o core business da empresa não é tecnologia.

Os negócios precisam de braços estratégicos que atuem com inteligência e segurança. E, além disso, que utilize o máximo potencial das ferramentas, consequentemente minimizando custos. Uma plataforma com uma gama de serviços enorme tanto em infraestrutura como em serviço (IaaS), como quanto em plataforma como serviço (PaaS) e também software como serviço (SaaS).

Esses pilares de nuvem muitas vezes são incompreendidos e por isso, muitas vezes, empresas mantém sua solução apenas para uma necessidade pontual, quando a solução traz inúmeras possibilidades que geram produtividade, colaboração entre equipes, otimização de custos e recursos e sim, segurança.

 

Conhecimento é fundamental – especialmente para a segurança

Um dos aspectos a ser considerado é, por exemplo, verificar se o seu ambiente está com todos os requisitos de segurança. Afinal, quando falo em nuvem, segurança ainda é um paradigma para muitos dos meus clientes.

A maioria dos líderes hesita em usar provedores de serviços em nuvem, no entanto, os colaboradores geralmente usam aplicativos, particularmente Software como Serviço (SaaS), sem nenhuma política de nuvem corporativa ou projeto de segurança.

Mas por quê? Falta conhecimento. Enquanto os Chief Information Security Officers (CISOs) vêem a computação em nuvem como uma modalidade, outras áreas da empresa consideram a nuvem simplesmente como “coisas acessadas pela Internet”.

 

 

E qual seria a solução?

Seu negócio pode incorporar talentos e conhecimento. Isso nada mais é que ter à disposição pessoas com determinadas expertises, ativos e conhecimentos da sua indústria. Hoje, isso é fundamental para que sua empresa e consequentemente a sua TI, possam focar na principal atividade de geração de receita.

O mercado de consultores de TI oferece o gerenciamento dos seus serviços ou, terceirização de pessoas para manter seus sistemas legados funcionando. E faz ainda mais sentido em negócios cuja tecnologia foge do core business. Imagine como seria a contratação de um expert em Cloud Computing? E em Segurança? Se o meu conhecimento e, consequentemente, meus critérios de seleção são limitados ao meu negócio, o resultado será reflexo disso.

Por outro lado, com a gestão de uma equipe especializada em nuvem, alguns dos benefícios são:

– Gestão de custos, com redução de despesas de capital e operacionais. Como no caso de máquinas que ficam ligadas desnecessariamente;

– Talentos e conhecimento incorporados à empresa com uma equipe especializada. Isso serve para, por exemplo, o gerente receber workflows que possibilitam visualizar e liberar aprovações para criações de máquinas virtuais. Coisas que sua equipe não precisará se preocupar;

– Agilidade na entrega de novos produtos e serviços, como consequência da gestão inteligente;

– Otimização de capacidade dos processos atuais com adição e uso de tecnologias.

 

Escolha um parceiro de serviços gerenciados capaz de auxiliar nas estratégias de implantação do ambiente em nuvem, mantendo-o seguro, funcional e em evolução. Em outras palavras, que te ajude a repensar a arquitetura atual de negócio para que você possa explorar todos esses pilares de nuvem e suprir a falta de profissionais qualificados.

Agora fiquei curioso para saber como funciona a gestão de Cloud Computing na empresa de vocês? Qual é a realidade dos profissionais? Vamos conversar!

About the Author

Deixe uma resposta