Framework ITIL: avalie a maturidade dos seus processos
Framework ITIL: avalie a maturidade dos seus processos
Sempre que pensamos em uma demanda na entrega de serviços, é importante termos em mente como está a qualidade dos serviços entregues. Para tanto, avaliar a maturidade dos processos deve ser o primeiro passo e este trabalho possibilitará compreender o nível atual em que a organização se encontra, assim como elaborar planos de ação para atingir os objetivos de melhoria.
É um esforço geralmente apoiado por uma empresa de consultoria especializada, contudo, para organizações menores, é possível realizar com recursos próprios e uma dose de dedicação como uma auto avaliação.
Na Framework ITIL (Information Technology Infrastructure Library), existe um modelo de maturidade de processos composto por 5 níveis, onde cada um é notificado dentro das 5 áreas de avaliação: Visão e Direção, Processos, Pessoas, Tecnologia e Cultura.
Para realizarmos a elevação ente os níveis, alguns passos tornam-se primordiais, dependendo do patamar encontrado atualmente na corporação. A tabela abaixo dá uma ideia básica de quais são esses passos:
0: Caótico -> 1: Inicial (Linguagem Comum)
- Treinar pessoas no framework;
- Começar a discutir o processo;
1: Inicial -> 2: Repetível (Controle Básico)
- Definir e Publicar o Processo;
- Capacitar as pessoas nele e acompanhar a execução;
2: Repetível -> 3: Definido (Processo Estabelecido)
- Tornar Inadimissível o trabalho sem o processo;
- Avaliar e pontuar o comportamento do processo;
3: Definido -> 4: Gerenciado (Gestão por Processos)
- Definir objetivos e indicadores do processo;
- Estabelecer a Gestão da área e das pessoas através do processo;
4: Gerenciado -> 5: Otimizado (Controle do Processo)
- Identificar os gargalos, gaps e pontos de melhoria;
- Empreender as ações corretivas e preventivas necessárias.
Portanto, saber a atual situação de maturidade de processos e traçar as estratégias necessárias para melhoria alinhada às estratégias de negócio, faz com que a corporação consiga embasamento para aquisição de um selo de qualidade (como a ISO, por exemplo), destaque num mercado cada dia mais competitivo, ganho na qualidade do serviço prestado junto aos seus clientes e visibilidade de mercado para futuras prospecções.