Exchange Híbrido? Veja como é simples
Exchange Híbrido? Veja como é simples
A Microsoft vem facilitando cada vez mais a migração das empresas para a nuvem. No lançamento do Office 365 já era possível criar um ambiente híbrido com o Exchange On-Premise e executar apenas a migração das caixas postais como se estivessem em um ambiente único de Exchange.
A migração das caixas postais sempre foi bem simples de executar, porém na primeira versão do Hybrid Configuration (Exchange 2010 SP1) eram necessários cerca de 80 passos para executar a configuração do ambiente híbrido, tornando-o assim um ambiente complexo e exigindo um conhecimento maior dos profissionais que executariam as configurações.
No Exchange 2010 SP2 foi criado o HCW (Hybrid Configuration Wizard), onde é necessário apenas inserir informações do seu próprio Exchange Server e a configuração é feita automaticamente. Todos aqueles 80 passos que eram feitos manualmente em um único Wizard: é fantástico.
Com esta evolução contínua, hoje temos diversas opções dentro do HCW, que pode ser executado até mesmo do Exchange Online.
O HCW nos fornece hoje as seguintes opções:
Full Hybrid: Esta é uma configuração comum para empresas maiores em tamanho e que levarão algum tempo para migrar ou empresas que não serão capazes de mover todas as suas caixas de correio para o Exchange Online no curto a médio prazo. Essa é a opção mais complexa de configurar, mas fornecerá recursos avançados como opções de fluxo de correio, free/busy e outras features cross-premisses.
Minimal Hybrid: Esta é uma opção introduzida recentemente que foi adicionada ao HCW. Ela permite que você configure seu ambiente para suportar migrações híbridas e administre destinatários sem necessidade de configuração adicional de recursos como free/busy e outros recursos avançados do Full Hybrid. Muitas vezes, isso é usado para empresas que desejam mover todas as caixas de correio para o Exchange Online ao longo de alguns meses ou menos, mas deseja manter a sincronização de diretórios no local.
Express Migration: A opção mais recente adicionada é a Express Migration. Esse é o caminho no HCW que beneficiará empresas menores ou que realmente desejam mover para o Exchange Online ao longo de duas semanas ou menos. Se a empresa tiver a necessidade de manter a sincronização de diretório (Azure AD Connect), então esta não é a melhor opção. Ela permite configurar usuários e orienta-los através da nova experiência de migração para obter as caixas de correio do Exchange Online com o mínimo de interrupção.
Agora que já conhecem todos os tipos de migração, qual o melhor é o mais adequado para sua empresa?