Como Assegurar Dados Críticos na Perda de Equipamentos
Como Assegurar Dados Críticos na Perda de Equipamentos
Nós vivemos em um país onde a questão de segurança como um todo é um tanto complicada. Infelizmente vivemos inseguros até quanto à certeza de que iremos voltar para nossas casas no fim do dia e, se voltarmos, se teremos todos os pertences que levamos ao sair.
O fato é que recentemente fui vítima de um furto na cidade onde moro. Meu carro foi arrombado e de dentro dele levaram a minha mochila, que estava no porta-malas. Este mesmo fato ocorreu com o carro de uma pessoa, no mesmo horário e no mesmo local que o meu caso. Do carro dela levaram uma mochila com o notebook da empresa.
Não irei entrar na questão de segurança do local e se devíamos ou não ter deixado as mochilas dentro dos carros. A questão aqui é alertar para dois pontos: dentro da minha mochila estava um pendrive e dentro da mochila da outra vítima um notebook corporativo, conforme mencionei.
O meu pendrive furtado estava criptografado e sem informação alguma. Costumo sempre tomar uma precaução com todos os dispositivos ou equipamentos que possuo: se levo-os para o trabalho ou deixo em casa, estarão criptografados e com backup semanal. Assim, se eu for furtado (como aconteceu) ou se o equipamento tiver algum problema, não terei que me preocupar com os dados, terei que repor a perda e restaurar o backup, que pode estar na nuvem.
Mas, e o equipamento da outra vítima? Será que o notebook estava criptografado, com o backup em dia ou ao menos com uma senha para acessar os arquivos/ Windows (sabemos que essa senha não é aquelas coisas, mas não deixa de trazer uma segurança)? Para essas dúvidas não terei uma resposta, pois não tive a oportunidade de encontrar essa pessoa, mas gostaria de trazer à pauta a importância para se atentar com estes itens quando falamos de informações, muitas vezes confidenciais e cruciais, que carregamos nos nossos dispositivos todos os dias. Então vamos para algumas dicas para manter os seus dados seguros e evitar transtornos.
O backup em nuvem, como mencionei acima, é onde guardo alguns dos meus dados. Posso dizer que existem diversos serviços, pagos ou não, que oferecem o recurso de backup na nuvem, posso citar alguns:
A criptografia que utilizei no pendrive e utilizo em outros equipamentos e dispositivos é o VeraCrypt, um software gratuito onde é possível, no caso de um computador/ notebook, criptografar o disco inteiro ou apenas uma pasta/ unidade. Possui suporte para Windows, Linux e Mac e para diversos tipos de codificações como AES, Serpent, Twofish, Camellia e Kuznyechik. É um programa bem leve, fácil de utilizar, com diversas funcionalidades. Considero um dos melhores:
Agora faço a você algumas perguntas:
Como você protege os seus dados e da sua empresa?
Seu backup está em dia?
Seus dados estão criptografados?
Pense nisso.