Val IT Framework – Retorno de Valor em Seus Investimentos de TI
Val IT Framework – Retorno de Valor em Seus Investimentos de TI
Você é um Gerente de TI e viu a necessidade de aumentar o armazenamento de sua corporação. Então uma das medidas adotadas pelo departamento, foi adquirir um novo Storage em sua infraestrutura e com isso ter um aumento significativo para seu servidor de arquivos e demais necessidades para a companhia.
A priori, todo esse espaço disponível, ficará não só para o atendimento da TI, com também liberar aos usuários mais espaço para colocarem o que quiserem em sua rede. Então, como mensurar o retorno sobre esse investimento para seus usuários? Além disso, como comprovar para os demais stakeholders da companhia de que esse investimento é necessário? Para isso, o Val IT Framework pode ser um guia prático e muito útil para determinar o retorno sobre esse investimento (ROI).
Entendendo o conceito de valor
O valor pelo Val IT é definido como toda a rede de benefícios do ciclo de vida dos custos relacionados, ajustado pelo risco (no caso de valor financeiro) pelo tempo de valor do dinheiro aplicado.
Entretanto, em muitos casos, o valor define uma medição quantitativa, complexa e dinâmica. Sua natureza pode diferir para diferentes tipos de empresas, enquanto que em empresas comerciais o conceito de valor se resume em valor de natureza financeira, temos muitas vezes empresas do setor público, ou sem fins lucrativos, onde o valor é mais complexo podendo incluir a realização de políticas públicas, resultados, aumentos na quantidade e qualidade de serviços fornecidos.
Então o conceito de valor confia no relacionamento entre as expectativas dos stakeholders e os recursos usados para fazê-los. Os stakeholders podem apropriar-se de diferentes visões do que representa valor. O alvo do gerenciamento do valor otimiza a reconciliação dessas diferenças e habilita a empresa para:
- definir e comunicar claramente a visão do que constitui valor e para quem;
- selecionar e executar os investimentos;
- gerenciar seus ativos e otimizá-los com um uso acessível dos recursos em um nível de risco aceitáveis.
O que é o Val IT Framework
O Val IT é um framework que habilita a criação de valor de negócios sobre os investimentos de TI. Desenhado para alinhar e complementar com o Cobit, o Val IT integra uma série de práticas e provê princípios de governança, processos e, suportando com orientações para diretores, times executivos de gerenciamento e outros líderes da companhia otimizando o valor sobre os investimentos de TI. Ele pode ser dividido em três grandezas apresentadas abaixo:
Value Governance (VG)
- Estabelece uma liderança informada e comprometida
- Alinha um gerenciamento de valor integrado com os planos financeiros da empresa
- Define e implementa processos
- Estabelece um monitoramento efetivo de governança
- Define características de portfólio
- Pratica contínuos aumentos no gerenciamento de valores
Portfolio Management (PM)
- Estabelece direções estratégicas misturadas em alvos de investimentos
- Avalia e seleciona programas de financiamento
- Determina a disponibilidade e fontes de finanças
- Monitora e reporta a performance do portfólio de investimentos
- Gerencia a disponibilidade de recursos humanos
- Otimiza a performance de investimento de portfólio
Investment Management (IM)
- Entende o programa de candidatos e opções de implementação.
- Desenvolve e evolui o programa inicial dos casos de negócios
- Desenvolve detalhadamente o candidato a programa de caso de negócio
- Desenvolve o plano de programas
- Lança e gerencia o programa
- Desenvolve um completo ciclo de vida dos custos e benefícios
- Atualiza os portfólios operacionais de TI e de caso de negócios
- Monitora e reporta no programa
- Aposenta o programa
O Relacionamento entre Val IT e Cobit
Val IT provê uma perspectiva em nível empresarial na criação de valor de negócios. O Cobit, pelo foco nas regras de funções de TI, pode ser complementado pelo Val IT para trabalhar com outras funções de negócios e assim entregar, gerenciar as capacidades utilizadas e criar valor. Especificamente, o foco primário dos domínios do Val IT está nas seguintes entregas:
- Estabelecer práticas de governança que provê uma clara e ativa ligação entre a estratégia da empresa, o portfólio dos programas de investimento habilitados de TI que executam a estratégia e o portfólio do resultado dos serviços de TI, patrimônios e outros recursos (VG)
- Gerenciar o portfólio de investimentos em geral para otimizar o valor para a empresa (PM)
- Gerenciar os resultados dos programas de investimentos individuais incluindo negócios, processos, pessoas, tecnologia e mudanças organizacionais habilitadas pelos projetos de TI que compõe os programas
A definição de valor acaba se tornando subjetiva devido ao emprego de onde e como se aplica o valor para as empresas. Mas, independentemente do emprego em que se faz o valor, o Val IT é um framework que, associado ao Cobit, ajuda a suportar as necessidades das empresas tornando-se um guia para a governança de TI, como parte do conjunto da governança empresarial.
Além disso, provê um entendimento de criação de valor de negócios para as empresas com definições de papéis e responsabilidades para todos da corporação. Esse conjunto de responsabilidades, assim como a liderança e estrutura organizacional e processos exercida pelo conselho de diretores e executivos gerenciais, garantem que o valor criado pela TI se torne uma parte integral e sustentada, e estende as estratégias da empresa para atingimento de seus objetivos.