Highlights do Microsoft Ignite 2016

Highlights do Microsoft Ignite 2016

Na última semana estive em Atlanta para acompanhar o Microsoft Ignite, principal evento de viés técnico da Microsoft no mundo. Durante 5 dias, cerca de 570 sessões trouxeram à pauta pela gigante de Redmond, informações importantes que nos dão a dica de como o mercado deve evoluir nos próximos anos. Direcionei minha agenda a assistir palestras relacionadas à alguns dos assuntos que estão em voga nos últimos tempos e a seguir farei um resumo de alguns pontos importantes do evento.

 

Inovação

Já no keynote do evento, Satya Nadella e o vice-presidente da Microsoft Cloud and Enterprise Group, Scott Guthrie, apresentaram o que viria pela frente, enfatizando as vantagens da adoção da nuvem, não só como infraestrutura operacional, mas como base para prover inovação e soluções digitais à clientes dos mais diversos segmentos. Nesta apresentação foram mostrados os passos sugeridos para que esta transformação ocorra:

Microsoft Ignite 2016

Foram feitas também demonstrações do Xamarin Test Cloud, sua integração com o Visual Studio, Cortana e interface app x app, colaboração com o Surface Hub e toda a rastreabilidade provida pelo Microsoft Advanced Threat Analytics em possíveis incidentes de segurança. Na parte da tarde em um segundo keynote no Philips Arena, o foco foi as possibilidades do Cortanarealidade virtual na criação de novos negócios digitais, sempre com cases interessantes e inspiradores.

 

Windows Server 2016 e System Center 2016

Quanto aos produtos lançados, os que foram foco de minha atenção foram o Windows Server 2016 e o System Center 2016. No primeiro caso, a ênfase dada pelas palestras que acompanhei foram funcionalidades relacionadas à segurança como shielded VM’s , Guarded Fabric e Nano Server, também foi destaque seu alinhamento com a prática DEVOPS (cada vez mais comum). Já no caso do System Center, as palestras enfatizaram funcionalidades importantes como a integração SCOM com o OMS, possibilidade de atualização de MP’s, monitoramento de servidores Nano Server, suporte à criação e gerenciamento de Shielded VM’s pelo SCVMM e melhorias no monitoramento de serviços no Azure.

 

Segurança

Sempre cheias, as sessões que pude assistir relacionadas à segurança tornaram notório o interesse do público por este tema, demonstrações de funcionalidades não faltaram, soluções importantes que fornecem “Proteção da porta da frente”, “Proteção de dados contra erros de usuários” e “Detecção de ataques antes que eles causem danos” foram apresentadas. Neste ponto o destaque foi de maneira geral para produtos e demonstrações muito bem feitas do MFA (Multi Factor Authentication) em integração com soluções de terceiros, o Azure AD Identity Protection, o Cloud App Security, seus dashboards e a possibilidade de gerencimento de riscos integrado com políticas de segurança e, por fim, o  Microsoft Advanced Threat Analytics (MS ATA) que possibilita a análise de correlação de eventos até então “humanamente” difíceis de serem correlacionados, em análises de incidentes de segurança.

 

A quantidade de informações absorvida foi grande e útil. Espero que tenha conseguido desta despretensiosa forma repassar à vocês, leitores, os pontos que julgo terem sido de destaque no MS Ignite 2016.

Até a próxima!

About the Author

Deixe uma resposta