Aprendendo a Ser Enxuto com o Método Kanban

Aprendendo a Ser Enxuto com o Método Kanban

Imagine uma empresa que está crescendo de forma rápida mesmo em meio a chamada “crise”. Agora imagine que ela está aumentando o número de projetos e funcionários. Cenário ideal, não? Não é bem assim. Quem não estiver preparado, pode sofrer das dores do crescimento e uma das mais afetadas é a área de projetos.

Com o aumento no número de demandas e projetos, o gerenciamento fica mais complicado. Uma forma fácil de gerenciar os projetos é adotar o método Kanban. Criado para controlar os fluxos de processos na indústria japonesa e visando a máxima agilidade de produção o método Kanban, que significa cartão, ganhou destaque. Deu tão certo que hoje em dia ele é usado para gerenciar projetos ágeis na área de tecnologia.

O passo a passo para implementar o Kanban “beta” segue a “trilha” da metodologia ágil. Descrever as atividades, priorizar as atividades, formação do time, tempo para execução de cada atividade e o que foi finalizado.

Com todas as atividades já descritas e priorizadas, os times com diferentes estágios de maturidade conseguem visualizar o que precisa ser feito e, após começar, o que cada companheiro de trabalho está fazendo. Isso evita que a mesma tarefa seja realizada por dois colaboradores ao mesmo tempo.

Após o ciclo de desenvolvimento cada equipe “aprende” a fazer as tarefas de forma cada vez melhor, eliminando gargalos que ocorreram no ciclo anterior.

Por ser uma metodologia “Lean” (enxuto), cada indivíduo possui uma responsabilidade muito grande para conseguir entregar no menor tempo possível.

Essa metodologia aplicada a algumas décadas atrás, hoje se mostra tão atual como no passado, mostrando que melhorando processos e gerenciamentos, as entregas atingem maior qualidade.

About the Author

Deixe uma resposta