
Azure SQL – atualizações de visualização pública para o início de agosto de 2021
- 09 agosto 2021
- by: Gateway
- in: Dados e Análises
- note: no comments
No início de agosto de 2021, as seguintes atualizações e aprimoramentos foram feitos no Azure SQL:
- Fique em conformidade com os requisitos regulamentares de residência de dados com redundância de armazenamento de backup para o Azure SQL Database Hyperscale;
Configurando a redundância de armazenamento de backup no Azure SQL
- Backups de curto prazo usados para restaurações pontuais (PITR) ou geo-restaurações, mantendo os dados de backup por até 35 dias
- Backups de longo prazo usados para configurar retenções mais longas, mantendo os dados de backup por até 10 anos
Para proteger os dados de backup de eventos planejados e não planejados, incluindo falhas temporárias de hardware, falta de energia ou rede e desastres naturais massivos, o armazenamento de backup está sendo replicado para outro armazenamento. Por padrão, o armazenamento é georreplicado para uma região emparelhada usando a estratégia RA-GRS.
Como muitos aplicativos têm requisitos regulamentares, de conformidade ou outros requisitos de negócios para controle de residência de dados, a redundância geográfica não é adequada para todos os clientes. Para superar isso, a opção para configurar a redundância de armazenamento de backup foi introduzida na instância gerenciada do Azure SQL (em breve no banco de dados SQL do Azure). Ele permite que os clientes escolham a estratégia de replicação para seus armazenamentos de backup e definam se a redundância geográfica (RA-GRS), redundância de zona (ZRS) ou redundância local (LRS) será usada.
Quais são as diferenças na redundância de armazenamento?
A redundância do armazenamento de backup depende da redundância do Armazenamento do Azure:
- Armazenamento localmente redundante (LRS)
- Características de design: replica seus dados três vezes em um único local físico na região primária. LRS fornece pelo menos 99,999999999% (11 9) de durabilidade de objetos ao longo de um determinado ano. O LRS protege seus dados contra falhas no rack do servidor e na unidade. No entanto, se ocorrer um desastre como incêndio ou inundação no data center, todas as réplicas de uma conta de armazenamento usando LRS podem ser perdidas ou irrecuperáveis.
- Ideal para: LRS mantém seus dados na mesma região e fornece capacidade de residência de dados e ajudando você a se manter em conformidade com os requisitos regulamentares. Além disso, o LRS é a opção de redundância de menor custo (mas oferece a menor durabilidade em comparação com outras opções), o que é adequado para cenários de desenvolvimento / teste.
- Armazenamento com redundância de zona (ZRS)
- Características de design: replica seus dados de armazenamento do Azure de forma síncrona em três zonas de disponibilidade do Azure na região primária. Cada zona de disponibilidade é um local físico separado com energia, refrigeração e rede independentes. O ZRS oferece durabilidade para objetos de dados do Armazenamento do Azure de pelo menos 99,9999999999% (12 9’s) em um determinado ano.
- Ideal para: ZRS também fornece capacidade de residência de dados, mas oferece maior durabilidade devido aos dados replicados nas zonas de disponibilidade. É uma boa opção para cenários de produção que são sensíveis ao custo.
- Armazenamento georredundante (RA-GRS) – RECOMENDADO (PADRÃO)
- Características de design: replica seus dados de maneira síncrona três vezes em um único local físico na região primária usando LRS. Em seguida, ele copia seus dados de forma assíncrona para um único local físico em uma região secundária que fica a centenas de quilômetros de distância da região primária. O RA-GRS oferece durabilidade para objetos de dados do Armazenamento do Azure de pelo menos 99,999999999999999% (16 9’s) em um determinado ano.
- Melhor para: RA-GRS é a melhor opção de recuperação de desastres que oferece maior durabilidade. Além disso, o armazenamento de backup com redundância geográfica permite o recurso de restauração geográfica – uma opção de recuperação de desastres barata e economicamente eficiente. Este é o valor de configuração padrão e se não houver necessidade de conformidade de residência de dados, é recomendado usar o armazenamento de backup RA-GRS para todas as cargas de trabalho de produção.
Capacidade de Recursos:
A opção de redundância de armazenamento de backup está na fase de visualização. Os principais recursos são os seguintes:
- A redundância pode ser configurada usando API REST, PowerShell, CLI do Azure, modelo ARM ou Portal do Azure
- As opções de redundância disponíveis são LRS, ZRS e RA-GRS
- Quando configurada, a redundância é aplicada para backups PITR e LTR
- A funcionalidade Geo-Restore está disponível apenas para instâncias com redundância de armazenamento de backup RA-GRS configurada
Limitações da instância gerenciada:
- A redundância pode ser configurada apenas durante a criação da instância gerenciada e não pode ser alterada posteriormente
- A redundância é aplicada no nível da instância e não pode ser configurada por banco de dados gerenciado individual
Como posso configurar a redundância de armazenamento de backup?
A redundância de armazenamento de backup pode ser configurada durante a criação quando a solicitação é enviada usando REST API, PowerShell, CLI do Azure, modelo ARM ou Portal do Azure. Na página de documentação oficial, você pode encontrar instruções sobre como selecionar redundância de armazenamento de backup.
Como posso alterar a redundância de armazenamento de backup para instâncias gerenciadas existentes?
Não é possível atualizar a redundância de armazenamento de backup para instâncias existentes. No entanto, há uma solução alternativa que depende do processo de criação de uma nova instância gerenciada com redundância diferente e de mover seus bancos de dados da antiga para a nova instância.
Etapas:
- Crie uma nova instância gerenciada e selecione a redundância de backup desejada
- Use restauração point-in-time entre instâncias, replicação transacional ou use arquivos .bacpac para fazer backup e restaurar seus dados usando SSMS
- Excluir instância gerenciada antiga
Por quanto tempo os backups são mantidos na instância gerenciada excluída?
Os backups são mantidos até o período de retenção definido para cada banco de dados expirar + 7 dias. Para obter mais detalhes, visite o tópico Consumo de armazenamento de backup na instância gerenciada explicado. Se precisar remover imediatamente os dados de backup armazenados na instância antiga antes de excluí-los, você pode:
- Para LTR, exclua todos os backups feitos e desative as configurações de LTR (saiba como)
- Para backups de curto prazo, reduza a retenção de bancos de dados ativos para 1 dia e os bancos de dados excluídos para 0 dias (saiba como)
Essas duas ações garantirão que todos os seus dados sejam removidos da antiga instância gerenciada em até 8 dias.