Como Gerenciar Riscos em Projetos
Como Gerenciar Riscos em Projetos
Para gerenciar riscos em projetos, não só em TI como em qualquer outra área, é conveniente aprender a medi-los de forma que não prejudiquem por completo todo o seu projeto. Para uma governança empresarial e de TI, aprender a minimizar riscos é um grande passo para o ganho de valor em projetos e minimizar ao máximo o risco de dar algo errado.
Ao focar em TI, as empresas são dependentes de automações e integrações de processos, onde um mau estudo dos riscos apresentados pode fazer com que a companhia perca uma quantidade considerável de investimento e tempo para implementar um projeto.
O Risk IT é um framework baseado em um conjunto de princípios para o gerenciamento efetivo dos riscos de TI. Esse framework não só complementa o Cobit, como controla a direção dos negócios em um departamento de TI baseado em soluções e serviços.
O Risk IT Framework é composto de três essências básicas:
- Governança do Risco: Demonstra a intensidade, tolerância, responsabilidades e prestação de contas do risco, da gestão, sensibilização, comunicação à cultura do risco;
- Avaliação do Risco: Descreve os cenários e impactos dos riscos do negócio;
- Resposta do Risco: Indicadores-chave de Riscos (Key Risk Indicators – KRI’s) e definição de resposta ao risco, priorização.
O Risk IT não se limita a segurança da informação. Ele cobre todos os riscos relacionados, incluindo:
- Entrega do projeto final;
- Valor final dos projetos de TI;
- Conformidade;
- Desalinhamentos;
- Arquitetura de TI obsoleto ou inflexível;
- Problemas na prestação de serviços de TI.
Seus benefícios variam de uma visão holística do risco para toda a corporação em uma linguagem comum de todas as suas estruturas até a compreensão de capitalizar o investimento realizado.
Portanto, o Risk IT associado ao Cobit, apresenta um guia prático para uma perfeita implementação da gestão de riscos agregado à projetos, não só para a TI mas para a governança empresarial como um todo, facilitando na documentação, identificação, entendimento e, principalmente, a mitigação dos riscos apresentados.