DDoS: técnicas de proteção e mitigação
DDoS: técnicas de proteção e mitigação
Atualmente temos cada vez mais nos preocupado com os ataques de DDoS (negação de serviço distribuído). Esse ataque tem a intenção de esgotar os recursos de um aplicativo, deixando o mesmo indisponível.
A proteção contra DDoS do Azure combina as práticas de design de aplicativo, fornece defesa contra-ataques DDoS atuando proteção nas seguintes camadas de serviço:
- Básico: habilitado automaticamente como parte da plataforma do Azure. O monitoramento de tráfego sempre ativa e a mitigação em tempo real de ataques comuns em nível de rede, fornecem as mesmas defesas utilizadas pelos serviços online da Microsoft. Toda a escala da rede global do Azure pode ser usada para distribuir e atenuar o tráfego de ataques entre regiões. A proteção é fornecida para endereços IP Públicos do Azure IPv4 e IPv6.
- Standard: fornece recursos de mitigação adicionais na camada de serviço básica que são ajustadas especificamente para recursos de rede virtual do Azure. A proteção contra DDoS Standard é simples de habilitar e não requer alterações no aplicativo. As políticas de proteção são ajustadas através de algoritmos de aprendizado de máquina e monitoramento de tráfego dedicado. As políticas são aplicadas aos endereços IP públicos associados aos recursos implantados em redes virtuais, como Azure Load Balancer, Aplicativo Azure gateway e instâncias de Service Fabric do Azure, mas essa proteção não se aplica aos ambientes do serviço de aplicativo. A telemetria em tempo real está disponível por meio de Azure Monitor exibições durante um ataque e para o histórico. A análise de mitigação de ataque avançada está disponível por meio de configurações de diagnóstico. A proteção da camada de aplicativo pode ser adicionada por meio do Firewall do aplicativo Web aplicativo Azure gateway ou pela instalação de um firewall de terceiros do Azure Marketplace. A proteção é fornecida para endereços IP públicos do Azure IPv4 e IPv6.
Tipos de Ataques de DDoS mitigados pela proteção do Azure
- Ataques de volumétricos: o objetivo do ataque é inundar a camada de rede com uma quantidade significativa de tráfego aparentemente legítimo. Ele inclui inundações de UDP, inundações de amplificação e outras inundações de pacotes falsificados. A proteção contra DDoS Standard atenua esses ataques potenciais de vários gigabytes, exportando-os e depurando-os, com a escala de rede global do Azure, automaticamente.
- Ataques de protocolo: esses ataques renderizam um destino inacessível, explorando um ponto fraco na pilha de protocolos da camada 3 e da camada 4. Ele inclui ataques de inundação SYN, ataques de reflexo e outros ataques de protocolo. A proteção contra DDoS Standard atenua esses ataques, diferenciando o tráfego mal-intencionado e legítimo, interagindo com o cliente e bloqueando o tráfego mal-intencionado.
- Ataques de camada de recurso (aplicativo): esses ataques direcionam pacotes de aplicativos Web, para interromper a transmissão de dados entre hosts. Os ataques incluem violações de protocolo HTTP, injeção de SQL, script entre sites e outros ataques de camada 7. Use o Firewall do aplicativo Web do gateway de aplicativo do Azure, com a proteção contra DDoS Standard, para fornecer defesa contra esses ataques. Também há ofertas de firewall de aplicativo Web de terceiros disponíveis no Azure Marketplace.
A proteção contra DDoS Standard protege os recursos em uma rede virtual, incluindo endereços IP públicos associados a máquinas virtuais, balanceadores de carga e gateways de aplicativo. Quando combinado com o Firewall do aplicativo Web do gateway de aplicativo, a proteção contra DDoS Standard pode fornecer a capacidade de mitigação completa da camada 3 para a camada 7.
Recursos padrão da proteção contra DDoS

Os recursos padrão de proteção contra DDoS incluem:
- Integração da plataforma nativa: Integrado nativamente ao Azure. Inclui a configuração por meio do portal do Azure. A proteção contra DDoS Standard compreende seus recursos e a configuração de recursos.
- Proteção por chave: A configuração simplificada protege imediatamente todos os recursos em uma rede virtual assim que a proteção contra DDoS Standard está habilitada. Nenhuma intervenção ou definição de usuário é necessária. A proteção contra DDoS Standard reduz instantaneamente e automaticamente o ataque, uma vez detectado.
- Monitoramento de tráfego AlwaysOn: Os padrões de tráfego do aplicativo são monitorados 24 horas por dia, 7 dias por semana, procurando indicadores de ataques de DDoS. A mitigação é executada quando as políticas de proteção são excedidas.
- Ajuste adaptativo: A criação de perfil de tráfego inteligente aprende o tráfego do seu aplicativo ao longo do tempo, seleciona e atualiza o perfil que é o mais adequado para o seu serviço. O perfil é ajustado conforme o tráfego é alterado ao longo do tempo.
- Proteção em várias camadas: Fornece proteção contra DDoS de pilha completa, quando usada com um firewall do aplicativo Web.
- Escala de mitigação extensiva: Mais de 60 tipos de ataque diferentes podem ser atenuados, com capacidade global, para proteger contra os maiores ataques de DDoS conhecidos.
- Análise de ataque: Obtenha relatórios detalhados em incrementos de cinco minutos durante um ataque e um resumo completo após o término do ataque. Transmita logs de fluxo de mitigação para um sistema de gerenciamento de eventos e informações de segurança (SIEM) offline para monitoramento quase em tempo real durante um ataque.
- Métricas de ataque: As métricas resumidas de cada ataque podem ser acessadas por meio de Azure Monitor.
- Alerta de ataque: Os alertas podem ser configurados no início, na interrupção de um ataque e na duração do ataque, usando métricas de ataque internas. Os alertas integram-se ao seu software operacional, como Microsoft Azure logs de monitor, Splunk, armazenamento do Azure, e-mail e o portal do Azure.
- Garantia de custo: Créditos de serviço de transferência de dados e de expansão de aplicativos para ataques de DDoS documentados.
Mitigação padrão de proteção contra DDoS
A proteção contra DDoS Standard monitora a utilização real do tráfego e a compara constantemente com os limites definidos na política de DDoS. Quando o limite de tráfego é excedido, a mitigação de DDoS é iniciada automaticamente. Quando o tráfego retorna abaixo do limite, a mitigação é removida.

Durante a mitigação, o tráfego enviado para o recurso protegido é redirecionado pelo serviço de proteção contra DDoS e várias verificações são executadas, como por exemplo:
- Verifique se os pacotes estão em conformidade com as especificações da Internet e não estão malformados.
- Interaja com o cliente para determinar se o tráfego é potencialmente um pacote falsificado (por exemplo: autenticação SYN, cookie SYN ou removendo um pacote da origem para retransmiti-lo).
- Taxa-limite de pacotes, se nenhum outro método de imposição puder ser executado.
A proteção contra DDoS bloqueia o tráfego de ataque e encaminha o tráfego restante para o destino pretendido. Em alguns minutos de detecção de ataque, você será notificado usando métricas de Azure Monitor. Ao configurar o registro em log na telemetria padrão de proteção contra DDoS, você pode gravar os logs em opções disponíveis para análise futura. Os dados de métrica em Azure Monitor para a proteção contra DDoS standard são mantidos por 30 dias.
A Microsoft estabeleceu uma parceria com a BreakingPoint Cloud para criar uma interface na qual você pode gerar tráfego contra endereços IP públicos habilitados para proteção contra DDoS para simulações. A simulação de nuvem de pontos de interrupção permite que você:
- Validar como Microsoft Azure proteção contra DDoS Standard protege seus recursos do Azure contra-ataques;
- Otimize seu processo de resposta a incidentes enquanto estiver sob ataque de DDoS;
- Documentar a conformidade com DDoS;
- Treine suas equipes de segurança de rede;
Qualquer dúvida entre em contato com nossos especialistas.