Encontre e corrija as fragilidades da sua aplicação antes que hackers possam explorá-la.

Submeta seu software para análise, encontre as vulnerabilidades e entenda de modo prático como melhorar a segurança dele.

O que é DevSecOps ?

DevSecOps, abreviação de desenvolvimento, segurança e operações, automatiza a integração da segurança em todas as fases do ciclo de vida de desenvolvimento de software, desde o projeto inicial até a integração, teste, implementação e entrega de software. O DevSecOps representa uma evolução natural e necessária na forma como as organizações de desenvolvimento abordam a segurança. No passado, a segurança era 'acrescentada' ao software no final do ciclo de desenvolvimento (quase como uma reflexão tardia) por uma equipe de segurança separada e testada por uma equipe de garantia de qualidade (QA) separada. Isso era gerenciável quando as atualizações de software eram liberadas apenas uma ou duas vezes por ano. Mas, à medida que os desenvolvedores de software adotaram as práticas Agile e DevOps, com o objetivo de reduzir os ciclos de desenvolvimento de software para semanas ou até dias, a abordagem tradicional de segurança criou um gargalo inaceitável. O DevSecOps integra a segurança de aplicação e infraestrutura perfeitamente em processos e ferramentas Agile e DevOps. Ele aborda os problemas de segurança à medida que surgem, quando são mais fáceis, rápidos e baratos de corrigir (e antes de serem colocados em produção). Além disso, o DevSecOps torna a segurança de aplicativos e infraestrutura uma responsabilidade compartilhada das equipes de desenvolvimento, segurança e operações de TI, em vez da responsabilidade exclusiva de um silo de segurança. Ele oferece condições para seguir o lema DevSecOps, "software mais seguro e mais rápido", automatizando a entrega de software seguro sem desacelerar o ciclo de desenvolvimento de software.

Quais são os benefícios do DevSecOps ?

Segundo o GitLabs’s Global Developer Report, times maduros em DevSecOps conseguem identificar vulnerabilidades 3 vezes mais cedo e testar em um nível de 91% a 100% de código. Há mais benefícios:

 

Integração

Integrar controles de segurança no conjunto de ferramentas de integração e entrega contínua

Alto nível

Promover um alto nível de colaboração entre profissionais de desenvolvimento, infraestrutura, produto e cibersegurança

 

Eficiência operacional

Ganhar eficiência operacional e automação, aumentando a velocidade de entrega de novas aplicações e funcionalidades

Garantia

Garantir que o negócio alcance e mantenha o compliance com regulamentações do setor

Qualidade do software

Aumentar a qualidade do software

Aumento de desempenho

Aumentar a cobertura e efetividade dos processos de segurança

 

Ciclos

Encurtar os ciclos de testes

Bugs

Reduzir a dívida de segurança, porque é mais barato consertar bugs assim que eles surgem.

Qual a importância do DevSecOps para a segurança de um software?

Inovar para garantir uma experiência do colaborador ou do usuário otimizada exige acompanhar as mudanças do mercado. Nessa jornada, é comum que o desenvolvimento de soluções gere uma ou outra vulnerabilidade nos sistemas das empresas.

Apesar de algumas companhias já terem um time DevOps, a equipe de segurança geralmente é acionada quando a aplicação apresenta instabilidade ou qualquer outro tipo de falha.

Ou seja, muitas empresas ainda possuem um comportamento reativo quanto a segurança da informação. As consequências são acesso não autorizado aos dados, que podem ser vazados ou deletados, ocasionando multas regulatórias.

Na opinião de Julio Della Flora, coordenador da pós-graduação do Centro de Inovação VincIT da UNICIV, em entrevista ao Mundo + Tech sobre segurança em ecossistemas IoT, empresas que abraçaram a cultura DevOps precisam estruturar processos de gerenciamento de segurança no desenvolvimento de uma solução.

De acordo com o professor, o time de segurança da informação não pode ser barrado no desenvolvimento de um software. São esses especialistas os responsáveis em identificar falhas e capacitar desenvolvedores e profissionais de TI sobre as melhores práticas de segurança.

Outro ponto é que os projetos baseados em DevOps seguem os ciclos de integração contínua (CI) e entrega contínua (CD), mas contemplando a segurança do ponto de vista de conformidade, quando, no geral, a proteção está apenas na interface com o usuário.

Por último, as aplicações praticamente são nativas na nuvem. Então, a segurança em DevOps contempla também os microsserviços que vão manter a disponibilidade desses softwares, uma vez que ela será contínua e integrada a toda infraestrutura das soluções.

Quais são as melhores práticas?

Confira 6 boas práticas para mesclar seus objetivos de segurança com DevOps e implementar o DevSecOps.

 

Análise de código

Incorporar ferramentas de análise de código ao processo de desenvolvimento, de modo a aplicar as correções antes da implantação

Revisões do código

Realizar revisões do código ainda na fase de pré-produção e por meio da automação realizar análises dinâmicas e impedir que esses códigos atinjam a fase de produção se eles se mostrarem frágeis

 

Teste de ambiente

Testar continuamente o ambiente de produção de forma automatizada em busca de fragilidades que podem ser exploradas por pessoas mal intencionadas

Atualização

Atualizar de maneira autônoma as ferramentas de segurança utilizadas, de modo a garantir que a cobertura dos testes seja a mais ampla possível

Assim como DevOps, as práticas DevSecOps consistem em uma abordagem cultural focada na adesão das equipes para criar um contexto compartilhado no desenvolvimento de aplicativos.

A diferença principal entre eles são as considerações de segurança. Enquanto o DevOps foca em oferecer um produto melhor, mais adaptável e mais rápido, o DevSecOps adiciona segurança a essa combinação.

Com principal objetivo de entregar o serviço de forma contínua e segura, o DevSecOps surge para preencher as lacunas de responsabilidade com a segurança deixadas com o DevOps.

O elemento de segurança do DevSecOps refere-se à prática de alternar para a esquerda para garantir que os recursos de segurança sejam totalmente integrados em um aplicativo desde o início, o que garante que ninguém pode invadir o aplicativo.

Dessa forma, proteger o ambiente DevOps pode evitar problemas durante o processo de desenvolvimento, como o acesso de pessoas erradas a uma seção de código ou a proteção dos contêineres comumente usados ​​para segmentar aplicativos atualmente.

O que se espera é que conforme as práticas de DevSecOps amadurecem, as ferramentas relacionadas, os processos de governança, a conscientização do desenvolvedor, o conhecimento e o treinamento também sejam atualizados com frequência.

Considerações Finais

O delicado equilíbrio entre privacidade e segurança é a chave para a criação de aplicativos e serviços de sucesso que normalmente requerem dados do usuário. A má implementação de padrões de segurança pode colocar os usuários e dados em risco.

Os dispositivos móveis armazenam uma grande quantidade de informações confidenciais, como registros de contato, chaves de criptografia, dados de localização e dados bancários.

As preocupações maiores incluem onde esses dados são coletados, por quanto tempo são armazenados e se são usados ​​para qualquer outro propósito.

Muitas vezes, as empresas têm pressa em lançar novos aplicativos, atualizações e serviços sem testá-los adequadamente para garantir que sejam seguros. No entanto, para acelerar o ritmo da transformação digital, a segurança deve ser uma parte fundamental do desenvolvimento de software e ser considerada em todo o seu ciclo de vida.

Segurança e privacidade de dados é um ato de equilíbrio e pode ser difícil de alcançar, mas incorporando a segurança em todos os aspectos do processo de desenvolvimento de software para identificar vulnerabilidades mais cedo.

O DevSecOps permite que esse equilíbrio seja alcançado e garante que os dados do usuário sejam protegidos. A falha em integrar DevSecOps ao ciclo de desenvolvimento significa que a segurança permanecerá em segundo plano e as vulnerabilidades de segurança continuarão a crescer.

Nossos Clientes:

clientlogo12-grayclientlogo18-grayclientlogo13-grayclientlogo14-grayclientlogo19-grayclientlogo11-grayclientlogo16-grayclientlogo20-gray

Converse com nossos especialistas!

Preencha o formulário e receba um contato da nossa equipe:

Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade.

Prometemos não utilizar suas informações de contato para enviar qualquer tipo de SPAM.