Faça de seus colaboradores “Clientes satisfeitos”
Faça de seus colaboradores “Clientes satisfeitos”
Todos sabem da importância de uma comunicação interna eficaz, mas muitos ficam limitados a meios de comunicação, pensando que a tecnologia adquirida por si só irá suprir as necessidades da empresa, porém não basta somente adquirir ferramentas, lançar para os colaboradores e esperar que as coisas fluam sem um planejamento estratégico, é necessário que se dê uma atenção especial para a informação pensando como, quando e porque ela deve ser compartilhada e como será recepcionada pelo seu público alvo. Pensando nestes pontos vou mostrar uma poderosa ferramenta que pode modificar todo o cenário de relacionamento dentro de uma corporação, atraindo e retendo os colaboradores com foco no rendimento interno.
O que é endomarketing?
É uma metodologia utilizada por empresas para estabelecer um bom relacionamento com público interno. Tem como foco: conquistar cada dia mais a empatia dos colaboradores, fortalecer o laço entre a empresa e seus funcionários e provocar nos mesmos mais engajamento e fidelidade.
Quando aplicado, o endomarketing transmite para seu público interno a importância que eles representam dentro da empresa, motivando-os a desempenhar seu trabalho diário da melhor maneira, consequentemente a corporação ganha em produtividade e lucratividade.
Fazer com que o público interno abrace a causa da empresa e esteja alinhado com todos os focos e objetivos leva como consequência um caminho mais fácil e rápido para o sucesso, uma vez que a direção do negócio está nas mãos dos colaboradores.
Comunicação interna e Endomarketing
A principio podemos até imaginar que trata-se de sinônimos, pois ambos visam alcançar o público interno. Porém possuem objetivos diferentes. Também é importante dizer que os dois trabalham em conjunto, quando se pensa em uma comunicação interna eficiente. Neste caso é de extrema importância ter o conhecimento das características de cada um para a criação de um plano estratégico completo e que funcione perfeitamente.
Para Saul Bekin, a chave à fidelização da marca é a valorização das pessoas. Entende-se que o endomarketing, em algumas vezes aliado a comunicação interna, é o canal mais efetivo para engajar seu cliente interno à marca e, por consequência, “a peça mais importante na estratégia de fidelização de clientes, intimamente relacionada à imagem que a empresa reflete”. Fonte: Endomarketing Cliente interno: o coração das organizações.
Iniciando o processo de endomarketing
Com base no que já sabemos sobre o endomarketing está claro que não basta somente ter um canal de comunicação interna com informações pouco atrativas e sem participação do público que a recebe, sendo assim, para alcançar este grau de integração entre empresa e funcionário é necessário um estudo estratégico sobre quem são seus colaboradores, informações como: Quais são os objetivos profissionais, pessoais, seus gostos, hobbies e também informações relacionadas a empresa, como: quais são os objetivos dele dentro da empresa, qual a visão dele sobre a empresa, qual o nível de satisfação em ser um colaborador da empresa. Ao receber todas essas informações, é preciso uni-las com as da empresa como missão, visão, valores e objetivos bem definidos. A partir desta troca é possível montar um plano perfeito para promover a comunicação interna que sua empresa precisa.
Concluindo… quero dizer que para a aplicação do endomarketing é necessário obter bastante conhecimento sobre esta ferramenta, pois vai muito além da introdução apresentada hoje, lembre-se que trata-se de um processo e sua aplicação deve ocorrer forma gradativa, a fim de promover uma convivência ideal em seu ambiente corporativo.