Mesma senha para tudo
Mesma senha para tudo
Você deve ter chegado até aqui porque provavelmente utiliza a mesma senha para tudo. Isso mesmo, a mesma senha para acessar o e-mail pessoal, a intranet da empresa, a rede social, o repositório de dados na nuvem e os sites de compras. Não precisa entrar em pânico, você não é a única pessoa que faz isso, tenha em mente que você é mais uma em milhares.
Um estudo feito pela empresa Ofcom com 1805 pessoas com idade superior a 16 anos identificou que 55% utilizam a mesma senha para todos os serviços (rede social, e-mail, repositório de dados e etc.) na Internet. Qual o problema de se utilizar a mesma senha para tudo? Simples, imagine que você acessa as redes sociais Facebook e LinkedIn com a mesma senha e um desses sites sofre um vazamento e os dados de seus usuários são expostos na Internet, contendo informações pessoais e senha de acesso. Com isso, qualquer pessoa que tenha acesso a esse vazamento vai conseguir entrar com os seus dados nas suas redes sociais e em outros sites que você possui cadastro, isso porque você utiliza a mesma senha para tudo.
Daí a pergunta: “Será que essas grandes empresas sofrem com ataques de hackers e tem os dados de seus usuários expostos na Internet”? A resposta também é simples, SIM. No ano de 2012 a rede social LinkedIn sofreu um ataque e com isso mais de 6.5 milhões de usuários tiveram seus dados vazados; no mesmo ano de 2012 o serviço Dropbox também sofreu um ataque onde mais de 68 milhões de usuários também tiveram os dados vazados. De acordo com a empresa SplashData as senhas mais comuns utilizadas pelos usuários eram, por incrível que pareça, 12345, 123456, 12345678, qwerty e password.
Muitas pessoas dizem que utilizam a mesma senha para tudo porque dizem que é muito difícil lembrar de uma senha para o Facebook, outra para o Spotify, outra para o Instagram, outra para o Linkedin e etc. Realmente, criar uma senha para cada serviço é complicado, mas é necessário. Neste post trouxe alguns softwares que auxiliam na criação e gerenciamento dessas senhas.
É muito comum escutar as pessoas dizendo “se ele (hacker) acessar meu Instagram não vai ter nada mesmo” ou então “eu nem uso o Facebook, pode entrar, não vai ter nada”, mas pense se a sua imagem não pode ser denegrida caso alguma pessoa má intencionada acesse a conta da sua rede social? A preocupação deve ir além das redes sociais. Pense naquela conta que tem um cartão de crédito cadastrado em uma loja de departamentos e que para comprar basta apenas ter seus dados de e-mail e senha.
Uma dica para você que utiliza a mesma senha para tudo é trocar imediatamente as senhas dos sites, do fórum mais simples sobre viagens aos sites de redes sociais e e-commerce. Não pense que ninguém vai querer acessar a sua conta do Instagram, pense maior, pense na dor de cabeça que você vai ter quando souber que alguém está lendo os seus e-mails pessoais, lendo suas conversas no Messenger do Facebook ou fazendo compras com o seu cartão de crédito cadastrado no site de e-commerce.
Infelizmente estamos em uma era onde a utilização de senhas é algo fundamental, obrigatório e já apontado como “falho”, isso porque já existem computadores que possuem uma capacidade enorme para fazer o “crack” de senhas. Mas felizmente temos o outro lado, onde novas tecnologias surgem para substituir a utilização de senhas por reconhecimento de voz, scan de retina, softwares e hardware de tokens, entre outros.