Microsoft coloca PCs na nuvem com Windows 365

Microsoft coloca PCs na nuvem com Windows 365

A Microsoft está colocando o Windows na nuvem. O Windows 365 é um novo serviço que permitirá que as empresas acessem PCs em nuvem de qualquer lugar, transmitindo uma versão do Windows 10 ou Windows 11 em um navegador da web. Embora a virtualização e o acesso remoto aos PCs existam por mais de uma década, a Microsoft está apostando no Windows 365 para oferecer PCs em nuvem para as empresas, enquanto eles mudam para uma mistura de escritório e trabalho remoto.

O Windows 365 funcionará em qualquer navegador moderno ou por meio do aplicativo Remote Desktop da Microsoft, permitindo que os usuários acessem seu PC na nuvem a partir de uma variedade de dispositivos. “O Windows 365 oferece uma experiência de inicialização instantânea”, de acordo com Wangui McKelvey, gerente geral da Microsoft 365. Este acesso instantâneo permite que os funcionários transmitam suas sessões do Windows com todos os mesmos aplicativos, ferramentas, dados e configurações em Macs, iPads , Máquinas Linux e dispositivos Android. “Você pode continuar de onde parou, porque o estado do seu PC na nuvem permanece o mesmo, mesmo quando você troca de dispositivo”, explica McKelvey.

Imagem: Microsoft

O Windows 365 só estará disponível para empresas quando for lançado em 2 de agosto, com um custo de assinatura mensal por usuário. A Microsoft não está detalhando os detalhes exatos de preços até o lançamento do serviço no próximo mês, mas o Windows 365 foi projetado para empresas individuais até empresas com milhares de funcionários.

Haverá duas edições do Windows 365: Business e Enterprise. Ambos são alimentados pelo Azure Virtual Desktop e PCs em nuvem individuais podem ser configurados com uma única CPU, 2 GB de RAM e 64 GB de armazenamento na extremidade inferior, até oito CPUs, 32 GB de RAM e 512 GB de armazenamento . A Microsoft está oferecendo 12 configurações diferentes para Windows 365 Business e Enterprise, e as empresas serão capazes de dimensionar o poder de processamento, portanto, haverá muitas opções para escolher.

Tecnicamente, a oferta do Windows na nuvem pela Microsoft não é muito diferente da miríade de opções que as empresas já podem optar pela virtualização agora. A Microsoft já ofereceu tecnologia semelhante com o Azure Virtual Desktop e a Citrix oferece desktops hospedados em nuvem há anos. A Microsoft está tentando se diferenciar na facilidade de uso e no gerenciamento. “O Windows 365 realmente fará uma grande diferença para as organizações que queriam experimentar a virtualização por vários motivos, mas não puderam – talvez fosse muito caro, muito complexo ou eles não tinham o conhecimento interno para fazer isso”, diz McKelvey.

Imagem: Microsoft

As empresas serão capazes de criar PCs em nuvem em minutos e atribuí-los aos funcionários, evitando a necessidade de hardware físico dedicado. Isso pode ser atraente para muitas empresas que contratam funcionários remotos ou até mesmo funcionários terceirizados que precisam acessar com segurança uma rede corporativa. Como todo o seu PC com Windows está na nuvem, os funcionários não precisam navegar por VPNs ou se preocupar com a segurança dos dispositivos pessoais.

Embora o Windows 365 pareça perfeitamente planejado para empresas que buscam lidar com as complexidades do trabalho remoto, a Microsoft vem trabalhando no serviço há anos. O grupo de sistemas operacionais da Microsoft estava trabalhando em um projeto de codinome “Arcádia”, um serviço para transmitir videogames da nuvem. Arcadia remonta à Microsoft, demonstrando o Halo rodando em um Windows Phone em 2013. Esse trabalho de virtualização inicial acabou levando ao Windows 365 e um foco em torná-lo amigável ao consumidor.

“Quando construímos esta equipe, trouxemos alguns líderes com experiência com virtualização, mas na maioria das vezes trouxemos pessoas que tinham experiência com Windows e experiência com experiências de consumidor, porque esse era o padrão que queríamos definir”, afirma Scott Manchester, diretor de gerenciamento de programas do Windows 365.

Imagem: Microsoft

A pandemia acelerou o trabalho no Windows 365 e o foco mais amplo da Microsoft no trabalho híbrido. A Microsoft tem aprimorado constantemente o Microsoft Teams no ano passado e apresentando sua visão para o futuro das reuniões, trabalho remoto e muito mais.

Embora o Windows 365 seja apenas para empresas no momento, é fácil imaginar um futuro onde a Microsoft poderia oferecer computação de PC mais poderosa para consumidores diretamente em um navegador. Uma startup chamada Mighty está oferecendo um navegador de US $ 30 por mês que vive na nuvem, projetado para oferecer uma melhor experiência na web em laptops e PCs mais antigos. O Windows 365 pode ser apenas o primeiro passo significativo em direção a um futuro onde você não precisa de um PC dedicado com Windows para usar o Windows.

Para mais informações:

Contate-nos

About the Author

Deixe uma resposta