Microsoft: Windows Autopatch já está disponível
Windows Autopatch
A Microsoft diz que o Windows Autopatch, um serviço corporativo que mantém automaticamente o software Windows e Microsoft 365 atualizados, geralmente está disponível a partir de hoje.
O Windows Autopatch foi anunciado pela primeira vez em abril, quando a Microsoft disse que estaria disponível gratuitamente para clientes da Microsoft com uma licença Enterprise E3 do Windows 10/11 ou maior a partir de julho de 2022 (chegou à pré-visualização pública no início de junho).
Este novo serviço gerencia automaticamente a implantação das atualizações de qualidade e recursos do Windows 10 e Windows 11, bem como aplicativos de driver, firmware e Microsoft 365 para atualizações corporativas.
Nos inquilinos inscritos, o Windows Autopatch move a orquestração de atualização das organizações para a Microsoft, com o ônus de planejar todo o processo de Atualização (incluindo implantação e sequenciamento) não mais nas equipes de TI.
“Temos o prazer de anunciar que esse serviço está agora geralmente disponível para clientes com licenças Windows Enterprise E3 e E5”, disse Lior Bela, gerente de marketing de produtos da Microsoft.
“A Microsoft continuará lançando atualizações na segunda terça-feira de cada mês e agora o Autopatch ajuda a simplificar as operações de atualização e criar novas oportunidades para profissionais de TI.”
A Microsoft fornece as seguintes etapas que os administradores têm que passar para inscrever dispositivos no Windows Autopatch (você pode assistir a um vídeo com instruções mais detalhadas aqui):
- Encontre a entrada do Windows Autopatch na lâmina tenant Administration do centro de administração Microsoft Endpoint Manager
- Selecione matrícula de inquilino
- Selecione a caixa de seleção para concordar com os termos e condições e selecione ‘Concordo’
- Selecione ‘Inscrever’
Uma vez configurado para um inquilino, o Windows Autopatch dividirá automaticamente a frota do dispositivo em quatro grupos de dispositivos conhecidos como anéis de teste.
O “anel de teste” contém um número mínimo de dispositivos, o “primeiro anel” cerca de 1% de todos os pontos finais no ambiente corporativo, o “anel rápido” em torno de 9%, e o “anel largo” o resto de 90% dos dispositivos.
As atualizações são implantadas progressivamente, começando com o anel de teste e passando para os conjuntos maiores de dispositivos após um período de validação que permite o monitoramento de desempenho do dispositivo e a comparação de métricas pré-atualização.
O Windows Autopatch também possui recursos incorporados de Halt and Rollback que bloquearão as atualizações de serem aplicadas a anéis de teste mais altos ou automaticamente revertidas para ajudar a resolver problemas de atualização.
“Uma vez que você inscreveu dispositivos no Autopatch, o serviço faz a maior parte do trabalho”, acrescentou Bela na segunda-feira.
“Mas através da lâmina de autopatch no Microsoft Endpoint Manager, você pode ajustar a associação do anel, acessar o painel de saúde do serviço, gerar relatórios e solicitações de suporte ao arquivo.”