Nano Server no Windows Server 2016
Nano Server no Windows Server 2016
Recentemente a Microsoft vem mostrando a sua versatilidade ao abraçar diversas soluções de Open Source dentro de sua plataforma, como as distribuições de Linux presentes no Azure, a adoção da solução de distribuição de aplicações via Docker e até mesmo a adoção da interface de BASH do Linux, rodando nativamente no Windows.
E dentro dessa onda de inovações, a Microsoft está incluindo no Windows Server 2016 a opção de instalação denominada Nano Server. Mas o que é o Nano Server?
O Nano Server é uma distribuição do Windows Server extremamente enxuta para execução de funções específicas, como Web Server, File Server, DNS Server e até mesmo Hyper-V Server, podendo inclusive fazer parte de soluções clusterizadas para alta disponibilidade.
Com um foot-print de instalação extremamente pequeno (menos de 1GB) o Nano Server só pode ser gerenciado remotamente, seja via ferramentas gráficas de uma instalação full do Windows Server, através do RSAT em uma instalação de Windows 10 ou via Powershell. Em sua console, apenas opções para configuração de rede.
Apesar de enxuta, os serviços entregues pela instalação do nano server são os mesmos de uma instalação full do Windows Server, porém com uma drástica redução nas necessidades de atualizações e superfície de ataque, tornando os servidores que executam esta plataforma muito mais seguros e garantindo uma maior disponibilidade, minimizando a quantidade de janelas de manutenção necessárias para os mesmos.
O deploy do nano server é realizado apenas via powershell, através da criação de um VHD/VHDX que pode ser incluído como máquina virtual em qualquer servidor Hyper-V, ou configurado para boot em servidores físicos através do comando bcdboot.
O nano server é mais um grande passo rumo à granularização dos serviços oferecidos pelo Windows Server, buscando soluções melhor dimensionadas para soluções mais enxutas e focadas, aumentando a segurança e o uptime dos serviços.