Princípio do Cobit 5: Entregue valor às partes interessadas
Princípio do Cobit 5: Entregue valor às partes interessadas
A TI deve entregar valor para às organizações e atender à diversas partes interessadas dentro do negócio, como descrito aqui. Isso pode demandar uma certa preocupação, pondo em cheque um novo posicionamento na área de TI.
Por isso, o primeiro princípio do Cobit 5: Atender às Necessidades das Partes Interessadas, ajuda a classificar e identificar o entendimento da entrega de valor para direcionar as ações para pessoas, processos e sistemas.
Dentro da Governança de TI, é importante tratar:
- Negociação;
- Decisão entre interesses de diferentes partes interessadas;
- Consideração de todas as partes interessadas na tomada de decisão de avaliação de benefícios, recursos e riscos.
Levantar as seguintes indagações:
- Para quem são os benefícios?
- Quem assume o risco?
- Quais recursos são necessários?
O Cobit 5 pode trazer os seguintes benefícios:
- Definição de um ponto de partida;
- Criar uma visão holística, integrada e completa;
- Criar uma linguagem comum entre TI e negócios;
- É consistente com os padrões;
Figura 1 – Objetivos da Governança
Diante disso, o conceito dado pelo primeiro princípio do Cobit 5 é: Concentrar-se em gerar valor para as partes interessadas, ou seja, criar benefícios sem deixar de otimizar riscos e recursos.
Criar benefícios ocasiona em uma Cascata de Objetivos onde sua característica é definir os objetivos motivados pelas partes interessadas, filtrar informações, identificar e comunicar como os facilitadores são direcionados a atingir os objetivos definidos.
Figura 2 – Visão Geral da Cascata de Objetivos do Cobit 5
Portanto estruturar os objetivos com o 1º Princípio do Cobit 5, ajuda a priorizar, contribui para garantir e melhorar a Governança, mantém o foco na estratégia organizacional, define metas e objetivos tangíveis nos vários níveis de responsabilidade e permite identificar e comunicar de forma clara a relevância de cada habilitador.