Projetos e Processos: Você Sabe as Diferenças?

Projetos e Processos: Você Sabe as Diferenças?

Muitas pessoas ainda confundem a nomenclatura projeto e processo. Essa definição é muito importante para definir algumas estruturas organizacionais, fluxos internos e externos e entrega para o cliente final.

As empresas baseadas em processos tendem a focar seus colaboradores para o que seja ideal para organização. Com isso elas têm um maior controle de qualidade e menor esforço para treinar seus novos colaboradores, pois cada um que entra já sabe exatamente a função que irá desempenhar.

Com a hierarquia vertical, a departamentalização fica facilitada pois cada área sabe exatamente as entradas e saídas de seus fluxos, os impactos de cada solicitação e onde achar manuais e condutas para facilitar o trabalho.

As empresas baseadas em projetos focam em resultados, ou seja, na entrega de produtos. As equipes não têm funções exatamente pré-definidas e cada uma está de acordo com a entrega a ser feita. Assim que o projeto termina, as equipes são realocadas facilitando a troca de “skills” e conhecimentos na nova estrutura.

Com a hierarquia na horizontal, todos são colaboradores e cada um reporta a poucos líderes sendo o principal “chefe” o cliente.

A metodologia ágil tem feito muitas empresas adotarem o método de projetos, facilitando assim uma maior interação entre equipes e clientes. Mas independentemente do tipo de projeto precisam relacionar processos para manter o eixo. Afinal ainda o que conta é a entrega com qualidade satisfação o cliente.

About the Author

Deixe uma resposta