SAIBA COMO AS FERRAMENTAS AUTOMATIZADAS PODEM ACELERAR O PROCESSO DE MIGRAÇÃO PARA A NUVEM

SAIBA COMO AS FERRAMENTAS AUTOMATIZADAS PODEM ACELERAR O PROCESSO DE MIGRAÇÃO PARA A NUVEM
À medida que mais empresas buscam os benefícios e economias de custo da migração da infraestrutura legada para a nuvem, é crucial determinar com precisão o que, como e quando migrar para o ambiente moderno.
Para garantir uma migração para a nuvem eficaz e bem-sucedida, os CIOs e suas empresas devem conduzir um amplo processo de mapeamento de aplicativos, carga de trabalho e proteção de dados a ser considerado no processo de mudança para a nuvem.
Auxiliado por ferramentas automatizadas, é possível avaliar os custos e as considerações operacionais de fazer a migração para o ambiente de nuvem.
Primeiros passos: avalie a preparação para a nuvem e as cargas de trabalho
As organizações que embarcam em uma grande migração de infraestrutura em nuvem devem concluir uma avaliação inicial da migração e desenvolver um caso de uso de negócios de alto nível.
Depois que uma organização estabelece um entendimento geral de onde está em sua jornada geral para a nuvem, um plano de ação ajudará a determinar as lacunas para que a equipe de TI esteja pronta para migrar cargas de trabalho em escala.
Além disso, um exercício de descoberta e análise da infraestrutura tecnológica é necessário para criar um plano de migração de nível corporativo detalhado e validar seu caso de uso de negócios.
Essa análise produz conhecimento detalhado do ambiente legado, uma compreensão realista das interdependências de aplicativos e cargas de trabalho da estrutura computacional, bem como um plano de migração detalhando a sequência e programação das migrações de carga de trabalho.
Para decidir como, quando e quais cargas de trabalho ou aplicativos migrar, as empresas precisam de um conjunto de dados completo e preciso da infraestrutura e das interdependências dos aplicativos.
Isso inclui documentação de computação, armazenamento, rede e aplicativos e um mapeamento completo das interdependências entre infraestrutura, aplicativos e cargas de trabalho em todo o ambiente de negócios.
Ferramentas automatizadas fazem o trabalho pesado
As ferramentas automatizadas podem acelerar significativamente o processo de descoberta de migração para a nuvem, reduzindo assim o tempo e o esforço necessários. Essas ferramentas devem localizar e categorizar cada peça de hardware e software no ambiente legado.
Elas também devem fornecer um mapeamento de hardware, incluindo armazenamento e rede relacionados. Isso destaca todas as dependências de cada aplicativo na infraestrutura, outros aplicativos e serviços de suporte de TI, como recursos de mensagens, bancos de dados compartilhados, serviços VDI e VPN.
Em um ambiente de TI dinâmico, as ferramentas automatizadas podem atualizar regularmente o mapeamento para refletir as mudanças do ambiente.
Nesse caso, repetir os processos de descoberta, que muitas vezes são necessários à medida que as cargas de trabalho mudam do local para os provedores de serviços em nuvem durante meses de uma migração típica, torna-se uma nova execução de um script de mapeamento em vez de um grande exercício manual.
Tipos de ferramentas adotadas em um processo de migração para a nuvem
As ferramentas utilizadas em um processo de migração para a nuvem podem se enquadrar basicamente em duas categorias a seguir:
● Ferramentas de mapeamento de infraestrutura
As ferramentas de mapeamento são utilizadas especificamente em projetos de migração e geralmente adotadas como parte de um exercício de migração. Frequentemente, elas são licenciadas com base no projeto e são úteis se apenas um subconjunto definido de todo o ambiente legado estiver em movimento em direção à nuvem.
Eles também são úteis para exercícios em que uma parte do ambiente legado precisa ser duplicada ou migrada para fora do ambiente de TI principal. Um exemplo é a alienação de uma divisão de uma organização maior. Embora essas ferramentas sejam normalmente usadas como parte de um projeto de migração, algumas empresas usam um provedor de serviços profissionais para executar o processo de mapeamento e as ferramentas de maneira eficaz.
● Plataformas de gerenciamento e monitoramento de infraestrutura
As plataformas de gerenciamento e monitoramento de infraestrutura têm recursos abrangentes de mapeamento automatizado e mapeamento de aplicativos e geralmente estão em uso antes de um exercício de migração para a nuvem.
Normalmente licenciadas em uma instância por servidor, por ano, essas ferramentas se concentram na otimização de um ambiente existente em uma base contínua em vez da otimização de um exercício de migração.
Normalmente usado como parte de operações de negócio, as empresas devem treinar sua equipe de operações de TI para usar as ferramentas mesmo com um relacionamento com provedor de serviços terceirizado, pois isso garante que a equipe interna possa gerar relatórios, monitorar e interpretar os dados com precisão.
Independentemente do tipo de ferramentas adotadas para mapeamento e otimização da infraestrutura de datacenter, as empresas que planejam uma migração para a nuvem em escala corporativa devem utilizar os recursos automatizados de descoberta, análise e avaliação dessas ferramentas para reduzir custos e riscos operacionais e acelerar a migração geral.
Além disso, conforme as organizações selecionam as ferramentas, elas devem garantir que sua equipe de operações de TI aprenda a usar a ferramenta ou use um provedor de serviços profissionais para executar o processo de descoberta e análise.