SAP NO AZURE: UM CASAMENTO VANTAJOSO PARA TODOS
Um dos mais utilizados (e elogiados) ERPs do mundo, o SAP também pode ser instalado e processado no Azure. As empresas usuárias do sistema agradecem, pois a economia que o SAP no Azure gera para elas é evidente e, de quebra, a Nuvem da Microsoft inúmeros recursos de integração e ferramentas que podem funcionar em parceria com ele. Não existe no mercado um “casamento” tão perfeito entre um ambiente de Nuvem em um sistema externo a ser instalado nele.
Acompanhe a seguir as principais vantagens que fazem com que o Azure seja o melhor lugar para instalar e rodar o SAP da sua empresa.
![]() |
Entre em contato com nossos especialistas e saiba como a GatewayIt pode realizar a migração de seu SAP para o Azure: (11) |
Mais barato e eficiente que um ambiente físico
O SAP é um sistema grande e complexo, que exige muito processamento e emprego de energia dos servidores onde ele está instalado. Além de esses consumos serem onerosos, tais servidores exigem mão de obra especializada quase que 24 horas por dia para monitorar o funcionamento e a realização de backup das informações – quando o mesmo backup é realizado “manualmente”, o cenário fica ainda mais caro e passível de erro humano.
Com o SAP no Azure, o sistema faz uso dos benefícios fundamentais da Nuvem: a empresa passa a não precisar mais de máquinas físicas que custeiam energia e manutenção e conta com uma infraestrutura de escala mundial para garantir que o sistema nunca saia do ar. A automação também passa a ser uma benéfica realidade para a empresa, que pode configurar recursos como a realização de backup das informações do SAP a cada dia ou hora ou até mesmo a cada minuto.
Facilidades na migração
A Microsoft oferece algumas facilidades para quem já possui licenças de um ou mais recursos necessários para o funcionamento do SAP. As empresas que já têm licenças SQL Server ou Windows Server podem levar esses mesmos recursos para a Nuvem utilizando o modelo BYOL (Bring Your Own License – “Traga Sua Própria Licença” em português), economizando até 40% no processo, já que não pagará por nenhuma licença Microsoft e utilizará as máquinas virtuais Linux
As melhores máquinas para o SAP
O Azure oferece uma infinidade de máquinas virtuais onde você pode instalar e rodar os seus sistemas diversos por lá – no caso do SAP, a Nuvem da Microsoft disponibiliza “máquinas” ideais, homologadas pela própria empresa criadora do ERP. Essas máquinas reduzem muito o tempo e o consumo de recursos computacionais do SAP, gerando economia para quem utiliza o Azure no modelo “pague o que consumir” ou mesmo se este cenário rodasse fisicamente no datacenter local.
Outro recurso fundamental da Nuvem é a possibilidade de programar o desligamento e a religação da máquina em períodos específicos (por exemplo, se você só precisa que o SAP funcione apenas durante o horário comercial). Ao escolher o modelo de instância reservada, essa economia pode aumentar em até 80%.
Backup e recuperação de desastres
Dando um pouco mais de ênfase a esse importante tópico, sua empresa pode realizar o backup dos dados do SAP ou mesmo do próprio sistema, esteja ele rodando 100% na Nuvem ou de forma híbrida (parte dele em sua estrutura local, mas com os dados sendo copiados em tempo real para o Azure, por exemplo). Essas informações ficam bem protegidas com o Azure Site Recovery, um recurso que replica o seu ambiente em uma VM na Nuvem.
Em caso de desastre em sua estrutura física (a queda de luz no local, por exemplo) o recurso de Azure Disaster Recovery é acionado, fazendo com que essa cópia na Nuvem entre em atividade para que o sistema se mantenha sempre no ar.
Conexão dedicada
Uma das vantagens exclusivas que o Azure oferece àqueles que migram o SAP para lá é a utilização do ExpressRoute – trata-se de um link de fibra ótica (compatível com largura de banda de até 100 Gbps) que a Microsoft disponibiliza entre a sua empresa e os servidores onde o seu sistema está instalado, provendo uma conexão dedicada que fornece:
- Conexão privada com o Azure, ligada diretamente à sua WAN
- Menor latência
- maior confiabilidade e velocidade no uso do SAP pela Nuvem
- conexão de suas redes locais com a rede global da Microsoft
O melhor ambiente de desenvolvimento
O Azure possui um conjunto de ferramentas de desenvolvimento colaborativo abrangente e ferramentas de inteligência artificial e armazenamento que aumentam (muito!) o poder estratégico da equipe de desenvolvimento de sua empresa – não é a toa que a Forrester Research elegeu a Nuvem da Microsoft o ambiente com melhor experiência para o desenvolvedor.
Para o SAP, isso é muito importante pois, uma vez no Azure, a sua equipe terá infraestrutura escalonável de sobra para realizar testes e experiências para criar ambientes de desenvolvimento e testes em segundos a fim de pesquisar e configurar o melhor ambiente para o seu SAP armazenar e processar dados, podendo economizar até 60% de uso da Nuvem.
A GatewayIt conta com profissionais especializados para realizar a migração ou mesmo a implementação do SAP em seu estágio inicial dentro do Azure. Entre em contato agora mesmo com nossos especialistas, via WhatsApp, para saber mais a respeito.