SQL AZURE DATABASE SEU BANCO DE DADOS NA NUVEM

Benefícios

Conte com a tecnologia de segurança e criptografia do Banco de Dados SQL para proteger os seus dados – principalmente os confidenciais.

Os backups automaticamente criados eliminam a chance de perder informações importantes para a continuidade do seu trabalho.

As sugestões oferecidas pelo Assistente de Migração de Dados permitem que você ajuste o nível de desempenho do banco de dados e, consequentemente, melhore a performance do workload.

Em geral, o  Azure fornece dois tipos básicos de serviços de dados relacionais e cada um pode oferecer suporte a diferentes tipos de produtos:

Plataforma como serviço (PaaS) . Esse serviço, também conhecido como banco de dados como serviço DBaaS), remove a necessidade de você gerenciar o sistema operacional subjacente e a plataforma servidor de banco de dados. Você se concentra apenas em tarefas específicas do banco de dados. As duas ofertas comumente usadas neste espaço são:

  • Banco de dados SQL, baseado nas tecnologias Microsoft SQL Server.
  • Banco de Dados MySQL, com base no serviço em nuvem ClearDB MySQL Database, disponível no Microsoft Azure Marketplace.

Infraestrutura como serviço (IaaS) . Você pode criar máquinas virtuais IaaS do Azure que hospedam uma instância de um sistema de gerenciamento de banco de dados relacional (RDBMS), como SQL Server ou MySQL. Y UO também pode usar qualquer servidor de banco de dados que é suportado em qualquer uma das plataformas de sistema operacional que você pode implantar dentro de máquinas virtuais Azure IaaS, incluindo Oracle, DB2, ou SAP HANA.

Há um número crescente de serviços do Azure que oferecem suporte para dados relacionais, como:

  • Azure SQL Data Warehous e, que é um armazém de dados relacionais totalmente gerenciado como um serviço. (Isso será abordado mais detalhadamente mais adiante neste curso.)
  • Um zure DocumentDB , um serviço de banco de dados de documentos NoSQL que fornece suporte nativo para JSON e JavaScript diretamente dentro do mecanismo de banco de dados. (Também abordado posteriormente no curso.)
  • Serviço de Fábrica de Dados do Azure , que fornece funcionalidade de extração, transformação e carregamento de dados.
  • Análise de Dados do Azure , que fornece serviços de análise com base em qualquer combinação de dados não estruturados, semiestruturados e estruturados.

A Microsoft fornece várias alternativas baseadas em PaaS do Azure para essa abordagem, incluindo o serviço Banco de Dados SQL. Como oferta PaaS, isso o libera de executar tarefas de atualização e manutenção e inclui recursos internos que fornecem tolerância a falhas e escalabilidade.

Um Banco de Dados SQL do Azure em um armazenamento de dados relacionais de Plataforma como Serviço (PaaS) criado nas tecnologias do SQL Server.

Diagrama arquitetural básico mostrando uma assinatura do Azure, contendo um grupo de recursos dentro do qual é mostrado um retângulo verde retangular - ativado como servidor de banco de dados SQL, com uma imagem do servidor ao lado. Existem símbolos de banco de dados para um banco de dados Mestre e outros 2 símbolos representando / rotulados como bancos de dados de usuário isolados no Azure.

Métricas de planejamento

Característica Basic Padrão (S1-S3) Premium (P1-P11)
Tamanho máximo do banco de dados 2 GB 250 GB 500 GB -1 T
DTUs 5 10-100 125-1750
Restauração point-in-time Qualquer ponto nos últimos 7 dias Qualquer ponto nos últimos 35 dias Qualquer ponto nos últimos 35 dias
Recuperação de desastre Restauração geográfica, restauração em qualquer região do Azure Replicação geográfica padrão; secundário offline Replicação geográfica ativa; até 4 backups secundários online
Armazenamento OLTP máximo na memória NA NA 1 GB – 10 GB
Solicitações simultâneas máximas 30 60-200 200-2400
Número máximo de logins simultâneos 30 60-200 200-2400
Sessões máximas 300 600-2400 2400-32000

Acesse a Ferramenta DTU Calculator: https://dtucalculator.azurewebsites.net/

O provisionamento de um banco de dados SQL do Azure requer duas etapas principais.

  • Você precisa provisionar o próprio banco de dados.
  • Você precisa provisionar um servidor no qual o banco de dados será executado.

Conforme mostrado no vídeo, você pode fazer isso no portal ou usando o Azure PowerShell. O seguinte trecho de código mostra o PowerShell necessário para criar o servidor e o novo banco de dados.

Fragmento de código do Azure PowerShell mostrando a criação de um SQL Server e de um Banco de Dados SQL do Azure vazio.

Azure Cosmos DB O  Azure Cosmos DB é um serviço de banco de dados distribuído globalmente, projetado para permitir dimensionar de maneira elástica e independente a taxa de transferência e o armazenamento em qualquer número de regiões geográficas com um SLA abrangente. Os desenvolvedores podem desenvolver bancos de dados de documentos, chave / valor ou gráfico com o Cosmos DB usando uma série de APIs e modelos de programação populares.

As APIs de vários modelos que você pode usar para criar um banco de dados distribuído globalmente são:

  • DocumentDB API
  • API do MongoDB
  • API do gráfico
  • API da tabela

Migração do Local para o Azure

Você pode colocar uma máquina virtual que hospeda uma instância do SQL Server em uma rede virtual que você escolher arbitrariamente. Isso permite conectividade direta com outras máquinas virtuais e serviços em nuvem na mesma rede virtual, sem comunicação por meio de terminais públicos. Você não pode colocar bancos de dados SQL do Azure em uma rede virtual específica.

Ao migrar bancos de dados locais para o Azure, você pode encontrar problemas de compatibilidade. No entanto, você pode identificá-los e corrigi-los usando a funcionalidade que o Microsoft Visual Studio e o SQL Server Data Tools incluem, ou usando o Assistente de Migração de Banco de Dados SQL.

Trabalhe tranquilo e seu Banco estará altamente disponível

Recursos

Criptografia

Criptografia

  • Proteja os dados confidenciais armazenados no banco
  • Estabeleça quem pode ver ou gerenciar as informações
Backups

Backups

  • Criação automática de backups
  • Configure por quanto tempo os backups devem ficar disponíveis
Independência

Independência

  • Crie bancos de dados isolados de quatro maneiras diferentes
  • Utilize usuários independentes para autenticar conexões
Assistente de Migração de Dados (DMA)

Assistente de Migração (DMA)

  • Detecte problemas de compatibilidade
  • Receba recomendações de melhorias no desempenho

Assista ao vídeo:

Quer saber mais sobre o que podemos fazer pela sua empresa? Preencha o formulário abaixo:

Converse com nossos especialistas!

Preencha o formulário e receba um contato da nossa equipe:

Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade.

Prometemos não utilizar suas informações de contato para enviar qualquer tipo de SPAM.