Uso de KPIs na gestão de projetos

Uso de KPIs na gestão de projetos

Os KPIs surgiram para as empresas entenderem e mensurarem os desempenhos e atingirem suas metas. A palavra corresponde, Key Performance Indicator, significa Indicador Chave de Desempenho.

Como diz o ditado “o que não é mensurado não é gerenciado”, então é importante escolher corretamente os KPIs. Para projetos não é diferente, depois do escopo, prazo e custo definidos, o KPI ajudará a atingir a satisfação do cliente.

O monitoramento precisa ser feito por ferramentas de Business Intelligence. O importante é alimentar o banco de dados utilizando as lições aprendidas, por exemplo. Com o histórico de projetos passados, a criação de indicadores ficará mais fácil.

Os principais indicadores em um projeto:

  • Valor agregado: ferramenta mais usada para analisar o desempenho do projeto comparando o planejado (linha de base) com o realizado.
  • Índice de desempenho de Prazo: uma medida da eficiência do cronograma em um projeto. é a relação entre o valor agregado (VA) e o valor planejado (VP).
  • Índice de desempenho de Custo: uma medida da eficiência de custos em um projeto. É a relação entre o valor agregado (VA) e os custos reais (CR)

É importante reconhecer que o KPI ajuda na gestão de projetos e ajuda muito na tomada de decisão, pois é um indicador tangível e precisa ser utilizado como apoio e não como ferramenta principal para gestão em projetos.

About the Author

Deixe uma resposta